E mais: aprenda uma receita simples de hambúrguer vegetal de grão de bico orgânico com dicas da culinarista Angela Festa 

 

Hambúrguer orgânico de Picanha Korin

 

Em 28 de maio comemoramos o Dia Mundial do Hambúrguer, um alimento prático, para lá de saboroso, que garantiu um lugar especial no coração e na mesa de famílias do mundo inteiro, especialmente no Brasil. 

Para se ter uma ideia, o consumo de hambúrgueres pelos brasileiros cresceu tanto que, não só a expansão das hamburguerias, como a venda de hambúrgueres no supermercado e nas redes de fast food, fizeram este mercado dar um salto de mais de 500% nos últimos 20 anos, de acordo com pesquisas do setor. 

Ainda assim, muitas pessoas associam o hambúrguer, exclusivamente, a refeições calóricas e nada saudáveis e, por isso, evitam consumi-lo. Para mostrar um outro lado deste alimento, a Korin apresenta para você algumas maneiras diferentes de saborear a iguaria e comemorar este dia tão delicioso, sem culpa. 

 

Pequena passagem pela história do hambúrguer

O hambúrguer surgiu entre o final do século XIX e início do século XX nos Estados Unidos, quando o país vivia o auge da Revolução Industrial.

Conta-se que, nessa época, um fazendeiro decidiu cozinhar um bife à moda de Hamburgo (daí o nome), inspirado na tradição culinária dos imigrantes vindos da Alemanha. O tal bife consistia em um bolo de carne cozido e servido com cebolas que começou a fazer sucesso fora das colônias alemãs e inspirou a criação do primeiro hambúrguer do qual se tem notícia.  

Para completar a receita, o fazendeiro envolveu o disco de carne com duas fatias de pão, criando assim o sanduíche que, décadas mais tarde, se tornaria o mais famoso do mundo, especialmente com a popularização das redes de fast food, em meados da década de 1940. 

A chegada das hamburguerias artesanais, nos últimos anos, daria uma nova cara ao famoso hambúrguer, transformando-o em uma refeição gourmet e ainda mais deliciosa.

 

Como preparar hambúrguer em casa? 

Mesmo com tantas opções fora do lar, é possível preparar um hambúrguer perfeito, sem sair de casa. Saiba como com as dicas a seguir.

 

Dica 1 – Deixe o seu hambúrguer mais saudável 

O hambúrguer pode ser uma refeição completa e nutritiva se preparado da maneira correta. A combinação entre a proteína da carne, o carboidrato do pão e as vitaminas dos vegetais pode oferecer, além de saciedade, muito sabor para as suas refeições. 

Para isso, a escolha dos ingredientes é fundamental. Você pode preparar tanto o hambúrguer artesanal, com carnes de frango, bovinos ou peixe, como encontrar opções prontas mais saudáveis no mercado, como os Hambúrgueres da Korin, que vamos apresentar mais adiante. 

Segundo a culinarista Angela Festa, para preparar o hambúrguer ideal, seja ele de carne bovina, frango ou peixe, é necessário ter cuidado e atenção na hora de escolher da carne. “A proteína é a base de qualquer hambúrguer. Dessa forma, prefira carnes frescas e de boa qualidade. Você pode tanto escolher as peças da carne e moer em casa ou no açougue, como comprar a carne já moída. A Korin, por exemplo, disponibiliza carnes moídas de frango e bovina de altíssima qualidade e todos os cortes necessários para um hambúrguer artesanal caseiro, caso você deseje apostar nessa experiência”.  

De acordo com Angela, para que o hambúrguer artesanal fique saboroso, é essencial que ele contenha 20% de gordura (nem mais, nem menos) por porção. “Adicionar pouca gordura pode deixar o hambúrguer seco e o oposto pode fazer com que ele desmanche na hora do preparo”, diz. “Se desejar, coloque alguns pedacinhos de bacon na mistura, pois assim você vai conseguir a quantidade necessária de gordura e deixar o hambúrguer com mais sabor e com um aroma irresistível. Mas não exagere”, completa. 

Angela ainda dá outras dicas para que o preparo do hambúrguer artesanal seja um sucesso. “O ideal é que o hambúrguer tenha entre 180 e 200 gramas para que fique mais suculento”, explica. “Para moldar, faça os bolos de carne e use um aro para deixar todos padronizados e do mesmo tamanho. Caso não tenha o aro, use como molde uma tampa que tenha o diâmetro próximo ao do pão” diz. 

 

 

Dica 2 – Atenção ao tempero: quanto mais simples, melhor 

O tempero do hambúrguer é bem simples e pode ser utilizado tanto no hambúrguer artesanal, como nas versões orgânicas do Hambúrguer Bovino da Korin, que são próprios para serem preparados de acordo com a sua preferência. “Moer um pouco de sal e pimenta fresca já é o suficiente para realçar o sabor da carne”, pontua Angela. 

 

Dica 3 – Preparo do hambúrguer 

 

Esta dica de preparo vale para todos os tipos de hambúrguer, s