Benefícios da coxa e sobrecoxa de frango

em 19 de jan de 2023

Como esses cortes podem beneficiar a saúde e qual melhor aproveitamento desse alimento durante o preparo?

por Karen Longo (Nutricionista e Consultora em Nutrição Korin)

Coxas e Sobrecoxas  assadas com salada

Carnes de frango são uma importante fonte de proteína animal, consumidos na dieta humana, ao longo dos anos. Seja pela melhor acessibilidade comercial ou pela sua composição nutricional, sendo considerada uma excelente fonte de proteína.

Quando avaliamos os cortes do frango para consumo, encontramos entre as diferentes partes algumas particularidades do ponto de vista nutricional e gastronômico que nos auxiliam a direcionar a escolha de como preparar e melhor aproveitar várias possibilidades de consumo.

Dentre os diferentes cortes de frango, temos como grande versatilidade as opções de coxa e sobrecoxa, que nos trazem possibilidades práticas de preparo com alguns benefícios nutricionais e gastronômicos.

Coxas e sobrecoxas são cortes que apresentam, além da proteína completa proveniente de carnes de aves, também boa concentração de colágeno, proteína presente em partes de articulações, que tem o impacto nutricional de fornecimento de aminoácidos específicos que auxiliam na adequada estrutura de pele, cabelo e articulações.

Em comparação com outras partes do frango, encontramos nas coxas e sobrecoxas, maior concentração de zinco e ferro nesses cortes.

A presença de pele nos cortes de coxa e sobrecoxa de aves, proporcionam maior maciez e sabor ao preparo dessas partes, trazendo possibilidades sensoriais positivas às receitas.

 

Vantagens do método de criação sustentável, com cuidados na composição da alimentação dos animais:

O método de criação e alimentação dos animais de corte causam impacto direto sobre a composição nutricional e características organolépticas (sensoriais) no resultado final de preparo dos alimentos.

Aves de criação sob método tradicional, apresentam resíduos de medicamentos antibióticos utilizados, assim como de modificações genéticas nos grãos utilizados para sua alimentação. O que causa, como resultado final, efeito deletério à saúde e equilíbrio hormonal e imunológico ao ser humano que se alimenta desses produtos.

Portanto, o consumo de aves provindas de métodos sustentáveis de criação, sem uso de antibióticos e com alimentação controlada sem transgênicos, como as da Korin, isenta esses riscos ao comensal.

Outra vantagem que ocorre no preparo principalmente de coxa e sobrecoxa de aves provindas de criação sustentável, com alimentação controlada é a utilização de nutrientes antioxidantes, como a Vitamina E, que auxilia em melhorar a estabilidade da oxidação de ácidos graxos, presente nesses cortes.

Essa proteção para menor oxidação de ácidos graxos, melhora a estabilidade de armazenamento do alimento cru e promove melhor resultado sensorial e nutricional do alimento após cozido.

 

Referências bibliográficas

LEE, D. et al. Effect of animal-friendly raising environment on the quality, storage stability, and metabolomic profiles of Chicken thig meat. Food Rev Int 155:111046, 2022

KRALIK, G. KRALIK, Z. Review: Poultry products enriched with nutricines have beneficial effects on human health. Med Glass (Zenica) 14(1):1-7, 2017

Experimente também: