Benefícios do Fígado de Frango para a saúde

em 19 de jan de 2023

por Karen Longo (Nutricionista e Consultora em Nutrição Korin)

Figado de Frango com vegetais

Atualmente, o Brasil ocupa uma posição respeitada na produção de carne de frango, ocupando o primeiro lugar na produção e terceiro no consumo.

Esse valor agregado a produtos provindos da avicultura não está somente vinculado à elaboração de novos produtos, mas também a qualidade intrínseca do alimento.

O fígado destes animais são considerados uma importante fonte de nutrientes, rico em proteínas, ferro e vitamina A.

Deficiência de Vitamina A – um cuidado importante de saúde pública

A deficiência de vitamina A (DVA) é considerada uma das mais importantes deficiências nutricionais nos países emergentes causando problemas de saúde de graves proporções, principalmente no estado nutricional de crianças, mas também de jovens, adultos e idosos.

A vitamina A está relacionada diretamente com a visão, proteção epitelial, evitando quadros de hiperqueratose folicular – lesão na pele – e com fortalecimento do sistema imunológico. As deficiências de vitamina A e Ferro são responsáveis por englobar 2 bilhões de pessoas no mundo, afetando cerca de 40 % da população mundial, sendo a maioria crianças, gestantes e lactantes.

O fígado de galinha aparece como alternativa para o enfrentamento no combate a DVA, sendo um alimento de baixo custo, acesso fácil e seguro, sendo uma opção acessível, devido a seu alto teor de vitamina A.

 

Fígado de frango como fonte de outros nutrientes importantes

Fígado de Frango Korin Boa Pedida: Sabor, suavidade e nutrição em um único corte.

O fígado de frango se classifica, assim como a moela e o coração, como parte de vísceras. Parte essa de órgãos com algumas particularidades nutricionais, com alta concentração de alguns nutrientes: Vitaminas do complexo B como: Vitamina B12, Ácido fólico, Colina, Ferro e Zinco.

– Vitamina B12: Essa vitamina contribui para a produção de glóbulos vermelhos, aumentar o nível de energia, melhorar as funções cerebrais cognitivas e prevenir doenças neurológicas como o Alzheimer.

– Ácido fólico: É importantíssimo para saúde gestacional ou programação metabólica de mulheres que desejam engravidar, pois reduz os riscos de malformação e auxilia no desenvolvimento neurológico dos bebês.

– Colina: Essa vitamina é importante para memória e saúde cerebral

– Ferro: Mineral importante no tratamento e prevenção de anemia ferropriva, auxilia no sistema imunológico, capacidade de oxigenação e estrutura de tecidos como unhas e cabelos

– Zinco: Mineral importante na manutenção da saúde da pele, fertilidade e fortalecimento do sistema imunológico

 

Qual a quantidade recomendada de consumo?

Para adultos, a porção sugerida de consumo fica entre 100 a 200 g por semana, podendo ser dividida em 1 a 2 porções por semana. Em crianças, a sugestão é uma porção de até 100 gramas por semana.

 

Cuidados importantes na escolha e procedência desse alimento

Patê de fígado de Frango: opção saborosa e nutritiva para variar o cardápio

O fígado é o órgão existente no corpo que tem a função de destoxificação de metabólitos e substâncias que não são utilizadas para as funções do metabolismo. Tanto no ser humano, a missão é de transformar substâncias xenobióticas para que posam ser eliminadas do organismo.

A importância dessa informação é que se um animal recebe muitas substâncias xenobióticas, como antibióticos, medicamentos, resíduos alimentares tóxicos, invariavelmente o fígado terá uma sobrecarga de função na tentativa de eliminação, e poderá reter em seu tecido parte concentrada dessas substâncias também nocivas à saúde.

Portanto, a procedência do frango, com métodos sustentáveis de criação, sem uso de antibióticos, com alimentação controlada interfere diretamente na qualidade e segurança de composição nutricional do fígado desse animal. Assim, para garantirmos os benefícios de saúde que o fígado de frango pode proporcionar na alimentação, é importante termos esse cuidado na escolha.

REFERÊNCIAS

SOARES, L. O. Absorção do ferro de fígado de frango comparada ao de carne bovina em papa caseira para alimentação complementar de lactentes: modelo experimental em ratos anêmicos em fase de crescimento. Dissertação (Mestrado) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2014.

RÜEGG, R. A. B. Análise da Concentração de Retinol em Fígados de Galinhas Submetidos a Diferentes Processamentos Térmicos. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro e Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Nutrição. Natal, RN, 2016.

Experimente também: