Benefícios Nutricionais do Hambúrguer de Planta

em 15 de fev de 2023

por Karen Longo (Consultora em Nutrição Korin)

Hamburguer de Planta Korin

Hamburguer de Planta Korin: 100% vegetal

 

Você conhece o termo “plant based”?

Esse termo é utilizado para classificar uma modalidade de alimentos, cujos ingredientes são “baseados em plantas”.

Assim como na alimentação vegana, que é composta exclusivamente por ingredientes vegetais, a alimentação “plant based” busca explorar, através dos vegetais presentes na natureza, as melhores fontes de nutrientes para combinar saúde e sabor.

Dentre as combinações de ingredientes que compõe as preparações “plant based”, temos a oferta proteica como um objetivo a ser alcançado. Pois na alimentação onívora (composta por alimentos de origem vegetal e animal), é mais comum utilizarem os alimentos de origem animal para garantir a ingestão adequada de proteínas.

A proposta de um alimento que ofereça fontes vegetais de proteína de boa qualidade vem de encontro às necessidades de saúde de quem opta em seguir alimentação vegetariana e também de quem busca variar a ingestão proteica entre fontes animais e vegetais, seja por opção de estilo de vida, ideologia, saúde ou sustentabilidade.

O Hambúrguer de Planta KORIN, que pode ser considerado um alimento “plant based”, contém dois ingredientes que são interessantes para a saúde de quem busca a alimentação vegetariana:

– Proteína de Ervilha

– Fibra de Bambu

 

Vamos entender o benefício nutricional dessa composição?

– A ervilha é uma leguminosa com interessantes fontes proteicas, apresentando uma importante fonte de aminoácidos essenciais, rica em aminoácidos de cadeia ramificada – BCAAs, que são fundamentais para a construção da massa muscular.

Outras vantagens desse alimento como fonte de proteína vegetal é a boa digestibilidade que apresenta e baixa alergenicidade.

– A fibra de bambu, utilizada na produção de alimentos, é rica em vitaminas do complexo B e minerais como: cobre, ferro, selênio e zinco.

Também é rica em fibras insolúveis, que ajuda no bom funcionamento do intestino.

 

 

Benefícios nutricionais do Hamburguer de Planta KORIN:

Auxilia na perda de peso

Os resultados de alguns estudos mostram que a dieta vegana, à base de plantas e proteínas vegetais, provou ser eficiente em melhorar o peso corporal, massa gorda e os marcadores de resistência à insulina.

Promove saciedade e saúde intestinal

A proteína vegetal e a fibra de bambu promovem saciedade, além de contribuir com a melhora na microbiota intestinal.

Sem glúten

A ervilha e a fibra de bambu não contém glúten e pessoas com doença celíaca ou que pretendem excluir o glúten, não precisam se preocupar com o consumo desse alimento.

*O glúten é uma proteína presente em produtos como o trigo ou que o incluam em sua preparação. Observe o rótulo dos alimentos sempre, principalmente se há alguma contraindicação no consumo de alimentos.

Sem colesterol

Por utilizar exclusivamente alimentos de origem vegetal, o hambúrguer de planta não contém colesterol e é indicado para as pessoas que precisam manter os níveis de lipídios de forma adequada no organismo.

 

Para quem esse alimento é indicado?

Mulher saboreia hamburguer vegetal

As proteínas vegetais, como a de ervilha, representam uma excelente opção para alcançar os objetivos com a perda ou manutenção do peso.

Os praticantes de atividades físicas que pretendem atingir manutenção ou ganho de massa muscular e que são veganos ou vegetarianos podem fazer uso desse alimento para melhorar a qualidade de vida.

Os idosos muitas vezes apresentam dificuldades em atingir as recomendações proteicas, devido fatores como dificuldade de mastigação ou menor capacidade digestiva. Essa faixa etária se beneficia de alimentos proteicos de origem vegetal de boa digestibilidade.

Alimentos com proteínas vegetais são considerados interessante para diferentes faixas etárias e estilos de vida. Sendo alternativa de fontes alimentares proteicas para pessoas que buscam variar a alimentação, por ideais de estilo de vida, necessidades ou para melhora da saúde.

Experimente também: