12 documentários para o Dia do Meio Ambiente

Postado em 4 de junho de 2020

Conheça os filmes disponíveis nas plataformas de Streaming para você aprender mais sobre ecologia e meio ambiente de um jeito impactante e inspirador

 

Uma das formas para aumentar o nosso engajamento na preservação do planeta Terra é buscando conhecer, cada vez mais, os problemas que estamos enfrentamos e de que forma podemos ajudar para que a natureza não seja ainda mais degradada. 

Jornais, revistas especializadas, textos científicos, livros e filmes podem te ajudar nesta tarefa. 

Pensando nisso, trazemos a seguir algumas sugestões de documentários que tem como tema central o meio ambiente, para que você possa adicionar à sua lista de filmes e séries do fim de semana.

 

1 – Born to be free (2016) 

Este documentário produzido em 2016 mostra um comovente retrato sobre 18 baleias-brancas que passaram maior parte de suas vidas em cativeiro.
Duração: 1h14
Onde assistir: Netflix 

Reprodução Netflix

 

2- Em busca dos Corais (2017) 

Mergulhadores, fotógrafos e cientistas do mundo inteiro se unem em uma campanha submarina jamais vista para documentar o desaparecimento dos recifes de coral.
Duração: 1h29
Onde assistir: Netflix 

Reprodução Netflix

 

3 – Oceanos de plástico (2016) 

Um documentarista descobre que os oceanos do planeta estão cheios de plástico e investiga os impactos da poluição ambiental para as espécies marinhas.
Duração: 1h40
Onde assistir: Nextflix 

Reprodução

4 – Mission Blue (2014) 

Este documentário de 2014 revela a busca da oceanógrafa Sylvia Earle para salvar os oceanos do mundo de várias ameaças, como a pesca predatória e os resíduos de tóxicos.
Duração: 1h34
Onde assistir: Netflix 

5 – O clima e seus mistérios (2018) 

Para investigar a fundo a situação climática da terra, cientistas buscam por pistas ao redor do planeta, do manto de gelo da Groelândia, ao deserto da Austrália
Duração: 1h53
Onde assistir: Netflix 

Reprodução Netflix

6 – O Extermínio do Marfim (2016) 

Infiltrando-se na rede de tráfico de marfim, a equipe de documentaristas consegue denunciar caçadores e traficantes para acabar com o extermínio de elefantes na África.
Duração: 1h52
Onde assistir: Netflix 

Reprodução Netflix

7 – Escola D’água (2018) 

Seis jovens que vivem perto dos rios mais importantes do mundo contam como o programa de educação ambiental Waterschool influenciou suas vidas.
Duração: 1h07
Onde ver: Netflix 

Reprodução Netflix

 

8 – Ser Tão Velho Cerrado (2018) 

Este documentário brasileiro retrata o impacto ambiental e social do cerrado brasileiro que sofre com o desmatamento intenso.
Duração: 1h36
Onde ver: Netflix 

Reprodução Netflix

9 – História: Direto ao assunto (2020) 

Nesta série documental, temas relevantes como o impacto ambiental causado pelo plástico e os problemas gerados pelo petróleo e pela energia nuclear são abordados em profundidade utilizando uma linguagem simples e didática.
Duração: 10 episódios
Onde ver: Netflix 

10 – Sharkwater Extinction (2019) 

Uma jornada emocionante expõe a bilionária indústria ilegal de tubarões e corrupção política por trás dela.
Duração: 1h25
Onde assistir: Amazon Prime Vídeo 

Reprodução Amazon Prime

11 – Our Planet (2019)

Com imagens nunca vistas, o ambicioso documentário traz a beleza natural do nosso planeta e mostra como as mudanças climáticas têm impacto sobre todas as criaturas vivas.

Duração: Minissérie em 8 episódios

Onde assistir: Netflix

Reprodução Netflix

12 – Saving the Amazon (2020) 

A Amazônia tem um papel vital na regulação da temperatura do planeta. No ano passado, a destruição da floresta aumentou em 85%. Neste documentário, as tribos amazônicas transmitem sua mensagem de preservação.
Duração: 44 minutos
Onde assistir: Amazon Prime Video 

Reprodução Amazon Prime Video