5 dicas para preparar um hambúrguer delicioso e saudável

Postado em 27 de maio de 2020

E mais: aprenda uma receita simples de hambúrguer vegetal de grão de bico orgânico com dicas da culinarista Angela Festa 

 

Hambúrguer orgânico de Picanha Korin

 

Em 28 de maio comemoramos o Dia Mundial do Hambúrguer, um alimento prático, para lá de saboroso, que garantiu um lugar especial no coração e na mesa de famílias do mundo inteiro, especialmente no Brasil. 

Para se ter uma ideia, o consumo de hambúrgueres pelos brasileiros cresceu tanto que, não só a expansão das hamburguerias, como a venda de hambúrgueres no supermercado e nas redes de fast food, fizeram este mercado dar um salto de mais de 500% nos últimos 20 anos, de acordo com pesquisas do setor. 

Ainda assim, muitas pessoas associam o hambúrguer, exclusivamente, a refeições calóricas e nada saudáveis e, por isso, evitam consumi-lo. Para mostrar um outro lado deste alimento, a Korin apresenta para você algumas maneiras diferentes de saborear a iguaria e comemorar este dia tão delicioso, sem culpa. 

 

Pequena passagem pela história do hambúrguer

O hambúrguer surgiu entre o final do século XIX e início do século XX nos Estados Unidos, quando o país vivia o auge da Revolução Industrial.

Conta-se que, nessa época, um fazendeiro decidiu cozinhar um bife à moda de Hamburgo (daí o nome), inspirado na tradição culinária dos imigrantes vindos da Alemanha. O tal bife consistia em um bolo de carne cozido e servido com cebolas que começou a fazer sucesso fora das colônias alemãs e inspirou a criação do primeiro hambúrguer do qual se tem notícia.  

Para completar a receita, o fazendeiro envolveu o disco de carne com duas fatias de pão, criando assim o sanduíche que, décadas mais tarde, se tornaria o mais famoso do mundo, especialmente com a popularização das redes de fast food, em meados da década de 1940. 

A chegada das hamburguerias artesanais, nos últimos anos, daria uma nova cara ao famoso hambúrguer, transformando-o em uma refeição gourmet e ainda mais deliciosa.

 

Como preparar hambúrguer em casa? 

Mesmo com tantas opções fora do lar, é possível preparar um hambúrguer perfeito, sem sair de casa. Saiba como com as dicas a seguir.

 

Dica 1 – Deixe o seu hambúrguer mais saudável 

O hambúrguer pode ser uma refeição completa e nutritiva se preparado da maneira correta. A combinação entre a proteína da carne, o carboidrato do pão e as vitaminas dos vegetais pode oferecer, além de saciedade, muito sabor para as suas refeições. 

Para isso, a escolha dos ingredientes é fundamental. Você pode preparar tanto o hambúrguer artesanal, com carnes de frango, bovinos ou peixe, como encontrar opções prontas mais saudáveis no mercado, como os Hambúrgueres da Korin, que vamos apresentar mais adiante. 

Segundo a culinarista Angela Festa, para preparar o hambúrguer ideal, seja ele de carne bovina, frango ou peixe, é necessário ter cuidado e atenção na hora de escolher da carne. “A proteína é a base de qualquer hambúrguer. Dessa forma, prefira carnes frescas e de boa qualidade. Você pode tanto escolher as peças da carne e moer em casa ou no açougue, como comprar a carne já moída. A Korin, por exemplo, disponibiliza carnes moídas de frango e bovina de altíssima qualidade e todos os cortes necessários para um hambúrguer artesanal caseiro, caso você deseje apostar nessa experiência”.  

De acordo com Angela, para que o hambúrguer artesanal fique saboroso, é essencial que ele contenha 20% de gordura (nem mais, nem menos) por porção. “Adicionar pouca gordura pode deixar o hambúrguer seco e o oposto pode fazer com que ele desmanche na hora do preparo”, diz. “Se desejar, coloque alguns pedacinhos de bacon na mistura, pois assim você vai conseguir a quantidade necessária de gordura e deixar o hambúrguer com mais sabor e com um aroma irresistível. Mas não exagere”, completa. 

Angela ainda dá outras dicas para que o preparo do hambúrguer artesanal seja um sucesso. “O ideal é que o hambúrguer tenha entre 180 e 200 gramas para que fique mais suculento”, explica. “Para moldar, faça os bolos de carne e use um aro para deixar todos padronizados e do mesmo tamanho. Caso não tenha o aro, use como molde uma tampa que tenha o diâmetro próximo ao do pão” diz. 

 

 

Dica 2 – Atenção ao tempero: quanto mais simples, melhor 

O tempero do hambúrguer é bem simples e pode ser utilizado tanto no hambúrguer artesanal, como nas versões orgânicas do Hambúrguer Bovino da Korin, que são próprios para serem preparados de acordo com a sua preferência. “Moer um pouco de sal e pimenta fresca já é o suficiente para realçar o sabor da carne”, pontua Angela. 

 

Dica 3 – Preparo do hambúrguer 

 

Esta dica de preparo vale para todos os tipos de hambúrguer, sejam as versões prontas, como as preparadas em casa. 

Aqueça bem a superfície em que você vai preparar o hambúrguer para que o ponto de cozimento fique perfeito. Pode ser churrasqueira, grelha ou frigideira. 

Quando estiver bem quente, coloque o hambúrguer para selar. Se achar necessário, adicione um fio de óleo na chapa ou na frigideira. 

Espere de três a quatro minutos e vire o hambúrguer para selar o outro lado. É importante que você não pressione o hambúrguer com o garfo durante o cozimento, para que ele não perca líquido e, consequentemente, a suculência. 

Não deixe muito tempo o hambúrguer no fogo, para que a carne não fique seca. O ideal é que ele esteja ao ponto. 

  

Dica 4 – Capriche nos acompanhamentos 

 

Hambúrguer orgânico de costela Korin acompanhado de batatas rústicas

 

Salada verde e batata chips são ótimos acompanhamentos para seu hambúrguer

 

Quando o seu hambúrguer estiver pronto, é hora de finalizar com os acompanhamentos que vão deixar a sua refeição ainda mais deliciosa. 

“Você pode saborear o hambúrguer no prato, adicionando batatas grelhadas no sal grosso e alecrim e finalizando com uma saladinha de alface e tomate. Esses acompanhamentos também caem super bem com o pão”, explica Angela. 

Outras opções bem-vindas são queijo, abobrinhas grelhadas e molhos caseiros. “Você também pode substituir o pão por fatias generosas de berinjela grelhada. Fica uma delícia” aponta a culinarista. 

 

Receita da Chef 

Hambúrguer artesanal de carne moída Korin com creme de espinafre grelhado 

 

Ingredientes: 

400g de carne moída Korin 

2 colheres de sopa de cebola picada 

1 ovo Korin inteiro 

Sal, pimenta e salsinha a gosto 

3 colheres de sopa de farinha de aveia 

2 pães redondos de hambúrguer integral ou 2 pães de ovos. 

 

Molho de espinafre: 

2 colheres de sopa de espinafre cozido e refogado 

2 colheres de sopa de creme de ricota 

2 colheres de sopa de parmesão ralado 

 

Dica: Você pode utilizar este molho no acompanhamento do seu Hambúrguer Korin, nas versões orgânica e sustentável. Veja detalhes desses produtos no fim do post. 

 

Modo de preparo: 

Em uma tigela, misture a carne moída, a cebola, o ovo, sal, pimenta, salsinha e a farinha de aveia. Mexa bem os ingredientes e reserve. Em outro recipiente, misture o espinafre com o creme de ricota. Corte os pães ao meio e reserve. 

Modele os hambúrgueres no tamanho do pão, grelhe ou coloque no forno alto (210°C) para assar, deixando por 10 minutos (ou até começar a ficar dourado embaixo dele) e vire para assar por mais 5 minutos (cuidado para não ressecar).  

Monte os hambúrgueres numa assadeira da seguinte forma: 1 fatia de pão, hambúrguer, o creme de espinafre, o parmesão e a outra fatia de pão. Leve ao forno quente por 7 minutos para aquecer o creme de espinafre e tostar o pão. Sirva em seguida.  

 

Rendimento: 4 hambúrgueres 

 

Dica 5 – Quer variar? Aposte em um hambúrguer vegetariano 

Existe uma variedade de opções de hambúrgueres de origem vegetal com base proteica, caso da lentilha, soja, ou grão de bico (conheça o grão de bico orgânico Korin ideal para a sua receita).  

Para esses casos, acompanhamentos como vegetais grelhados, queijos veganos e caponatas são muito bem-vindos. A chef Angela Festa ensina a preparar de forma simples e prática uma versão de hambúrguer vegetal, com grão de bico Korin. Confira: 

 

Receita da Chef

 

Hambúrguer de Grão de Bico Korin 

 

Ingredientes: 

4 xícaras de chá de grão de bico Korin cozido e processado 

1 cebola pequena picada 

1 dente de alho amassado 

1 colher de sopa de salsinha picada 

½ xícara de chá de farinha de aveia 

2 colheres de sopa de azeite 

Sal e pimenta a gosto 

 

Modo de Preparo: 

Misture todos os ingredientes em uma tigela até obter uma massa homogênea. Agora é só modelar e grelhar, conforme citamos nos tópicos acima. 

 

Dica: Você pode substituir o pão por fatias redondas de berinjela gratinada! 

 

Rendimento: 5 hambúrgueres 

 

É possível comprar um hambúrguer industrializado saudável? 

A resposta é sim. Você conhece a linha de hambúrgueres da Korin? Pensando na praticidade do lar e no preparo de refeições saborosas e rápidas, a Korin desenvolveu uma linha especial de hambúrgueres que é perfeita para você celebrar o Dia Mundial do Hambúrguer em grande estilo. Conheça nossas opções a seguir: 

 

Hambúrguer de frango Korin: ideal para uma refeição leve e saudável.

 

Hambúrguer bovino – Linha Sustentável 

Saboroso e saudável, o hambúrguer de carne bovina sustentável Korin traz praticidade com saúde e respeito à natureza à sua cozinha. 

Preparados com a carne dos bovinos sustentáveis da Korin, os hambúrgueres de carne bovina carregam toda a pureza dos rebanhos alimentados com pastagens nativas – vegetais sem agrotóxicos ou adubos químicos. Diferente da maioria dos rebanhos do mundo, estes não recebem antibióticos, quimioterápicos e hormônios como promotores de crescimento e nem ureia na sua alimentação. O sabor é harmonizado com temperos e aromatizantes naturais, e, tudo isso, com baixa quantidade de gordura. Sua família vai adorar! 

 

Hambúrguer de frango – Linha Sustentável  

Deliciosos hambúrgueres feitos a partir do frango Korin que você já conhece. O sabor é harmonizado com temperos e aromatizantes naturais, e, tudo isso, com baixa quantidade de gordura. 

Os frangos Korin não recebem antibióticos como terapêuticos ou como promotores de crescimento, além de terem certificado de bem-estar animal, conferido pela Humane Farm Animal Care. 

 

Hambúrguer Bovino Orgânico  

Produzido a partir de cortes selecionados de novilhos orgânicos certificados, criados a pasto nativo, livre de agrotóxicos e sem adição de ureia na alimentação, o que faz dele um produto pioneiro no mercado. Outro grande diferencial é o preparo. Sem adição de condimentos, sal e conservantes, o hambúrguer bovino orgânico Korin pode ser temperado de acordo com a sua preferência. O produto também é singular no tamanho: são 170 gramas de pura carne bovina orgânica, perfeito para sanduiches, pratos e aperitivos igualmente especiais. 

 

Hambúrguer Bovino Orgânico Costela 

Trazendo a maciez e suculência características da carne de costela, o Hambúrguer de Costela Bovina Orgânico Korin possui os mesmos diferenciais de produção de toda a linha de hambúrgueres orgânicos da Korin. 

 

Hambúrguer de Picanha Bovina Orgânico Korin 

Os Hambúrgueres de Picanha Bovina Orgânicos Korin são produzidos a partir de um corte nobre de bovinos, muito apreciado pelos brasileiros, a picanha. São 170g de pura carne bovina com a suculência e maciez características deste corte. Sem adição de condimentos, sal e conservantes, possui os mesmos diferenciais de produção de toda a linha de hambúrgueres orgânicos da Korin.