Chia: um super alimento!

Postado em 7 de janeiro de 2020

A chia pode ser considerada um desses superalimentos. Isso porque ela possui uma enorme quantidade de nutrientes e, além disso, também se adapta fácil de diversas formas em uma dieta. Além da versão em grãos, que é ótima com frutas e vitaminas, também é possível consumir como óleo e farinha.

A Chia possui o nome científico de salvia hispanica, e sua origem é daqui das Américas, mais especificamente, do México. Ela era um alimento comum das antigas civilizações dessa região.

O que torna a chia altamente nutritiva é sua composição. Ela tem em si substâncias que são importantíssimas para o funcionamento do nosso organismo. Quer exemplos? Ácidos graxos, fibras e proteínas podem ser encontrados nesse alimento.

Ela também é fonte de cálcio, manganês, selênio, zinco, ferro, fósforo e muito mais. Outra substância, que é ótima para prevenir o surgimento de várias doenças, está na chia: o ômega 3. O índice glicêmico da chia é muito baixo, inversamente proporcional à quantidade de fibras e substâncias antioxidantes.

O ômega 3, acompanhado do ômega 6, têm uma função importante na diminuição do colesterol ruim e aumentar o colesterol bom no sangue. A chia também é utilizada em dietas pois é um alimento com muitas fibras e que, consequentemente, ajuda a prolongar a sensação de saciedade.

Em dúvidas de como consumir? A gente recomenda em gel! Para fazer o gel, basta colocar uma colher de chia durante 30 minutos em um copo com 60ml de água. Dá pra perceber a formação do gel depois desse tempo. E o ideal é consumir logo depois disso. Além do gel, também é possível consumir a semente acompanhado de frutas e vitaminas, ou como farinha, se bater no liquidificador. E quer melhorar ainda mais os efeitos? Experimente misturar com outros grãos e sementes!

Agora que você já conhece todos os benefícios da chia, consuma uma versão ainda mais saudável. A Korin produz a semente de chia orgânica, ou seja, cultivada sem agrotóxicos e transgênicos. Saiba onde encontrar, clicando aqui!