Dia Internacional da Mulher: dicas de alimentação saudável

Postado em 8 de Março de 2019

Hoje é o Dia das Mulheres e, além de enaltecê-las e empoderá-las, gostaríamos de aproveitar a oportunidade para dar dicas de alimentação para todas as mulheres já que, em diferentes faixas etárias, as necessidades nutricionais delas variam. São dicas simples para uma alimentação balanceada. Vamos lá?

Na infância, o foco está em nutrientes como o zinco, o ferro, e vitaminas como a A, C e D, por serem ótimas para o cérebro e funções neuromotoras. Alimentos como o feijão e o grão de bico ajudam muito. E para a vitamina D, um pouquinho de sol.

Na adolescência, é bom focar em comida de verdade, para fugir dos fast foods e dietas da moda. É preciso repôr nutrientes e garantir energia para todas as atividades. Vitaminas do complexo B, zinco e ferro são muito importantes, e dá pra encontrar em alimentos como as carnes bovina, de frango e de peixe, além dos ovos.

Na fase adulta, ingerir alimentos com vitaminas do tipo A e ácidos graxos essenciais é importante. Isso porque esses nutrientes contribuem para controlar variações hormonais, comuns na TPM. Aqui, a gente pode recomendar a carne do fígado, a gema do ovo e muitos vegetais.

E não menos importante, na terceira idade, a dica é consumir alimentos ricos em isoflavona. Ela é ótima para ajudar a controlar, por exemplo, as ondas de calor presentes na menopausa. E sabe um alimento rico em isoflavona? Semente de linhaça.

E dá pra seguir essas dicas com uma alimentação orgânica, que é ainda mais saudável! Lembre-se sempre de consultar um profissional de nutrição. Feliz Dia das Mulheres para todas as mulheres!