Grupo Korin conquista seu 4° Prêmio ECO de Sustentabilidade

Postado em 8 de abril de 2020

Representantes das quatro empresas do Grupo Korin estiveram na sede da Amcham para receber o quarto prêmio Eco conferido ao grupo e o primeiro conquistado pela Korin Agricultura e Meio Ambiente.

 

No dia 04 de março de 2020, o Grupo Korin recebeu, pela quarta vez em sua história, o Prêmio Eco de Sustentabilidade, promovido pela Câmara Americana de Comércio, a AMCHAM. O prêmio foi entregue durante cerimônia realizada na sede da entidade, em São Paulo, em comemoração à 37ª edição do evento no Brasil. 

O quarto reconhecimento do grupo, que atualmente conta com quatro empresas, foi para a Korin Agricultura e Meio Ambiente, que concorreu com o case “Caminhos para uma Agricultura Sustentável” na categoria “Sustentabilidades em Processos”. 

O projeto se propôs a explicar, de forma detalhada, o trabalho pioneiro da instituição na produção e tecnologia de bioinsumos, baseados nos preceitos da filosofia de Meishu-Sama. 

Os bioinsumos são produtos com ativos biológicos que fazem parte de um processo de produção de outros produtos agropecuários. De modo geral, eles diferem dos adubos químicos e agrotóxicos, pois não deixam resíduos tóxicos no meio ambiente e não causam risco à saúde do homem. Assim, os bioisumos da Korin Agricultura e Meio Ambiente (linhas Bokashi, Embiotic, EnviPRO e sementes orgânicas), seguem alinhados à filosofia da Agricultura Natural que ensina que o solo tem vida e que o uso de agroquímicos nas lavouras pode prejudicar, não só quem consome os alimentos com agrotóxicos, mas também os produtores e a natureza, de modo geral. 

A seleção dos vencedores da edição 2019 do Prêmio Eco priorizou empresas que têm em comum a preocupação com a sustentabilidade, especialmente com a gestão de resíduos. Isso porque, segundo a AMCHAM, no Brasil, 40% do resíduo sólido produzido pelos brasileiros é descartada em locais inadequados, o que representa mais de 80 mil toneladas de lixo jogados de forma a promover a poluição ambiental. 

Além da Korin Agricultura e Meio Ambiente, outras dezenove empresas foram premiadas, dentre as quais o Grupo Boticário, a CPFL Energia e a Terracycle do Brasil.  

Representando o Grupo Korin na cerimônia de entrega do Prêmio, no dia 04 de março, estiveram o diretor do Grupo Korin, reverendo Jorge Miguel da Silva Albertos, o diretor da Korin Agricultura e Meio Ambiente, ministro Luiz Carlos Demattê Filho, o diretor da Korin Agropecuária, reverendo Reginaldo Morikawa, a gerente de assuntos regulatórios da Korin Agricultura e Meio Ambiente, ministra Cecília Mitie Ifuki Mendes, além de colaboradores das empresas do grupo. 

 

 

A AMCHAM realiza o Prêmio ECO desde 1982 e é pioneira no reconhecimento de ações sustentáveis nos processos produtivos das empresas no Brasil. Durante os quase 40 anos de existência do prêmio, a Câmara já recebeu mais de dois mil projetos de companhias dos mais variados segmentos industriais. Até o momento, 295 foram premiados. 

Em anos anteriores, a Korin Agropecuária, empresa do grupo Korin responsável por produzir e comercializar alimentos sustentáveis e orgânicos, recebeu três reconhecimentos da organização. Em 2012, a companhia foi premiada na categoria “processos sustentáveis” pela produção de frangos livres de antibióticos. No ano seguinte, o prêmio, da mesma categoria, reconheceu os processos sustentáveis na produção de ovos da marca. O terceiro prêmio viria em 2016 na categoria “Sustentabilidade em Processos para Empresas de Grande Porte”, com o trabalho “Expansão sustentável do território da Agricultura Natural através de processos de negócios inovadores”. 

“Ao longo dos anos, o Prêmio ECO se consolidou como o mais respeitado prêmio de sustentabilidade do país. A cada edição, ele tem antecipado tendências e contribuído para que os holofotes da sustentabilidade apontem para aqueles que realmente estão fazendo a diferença no tema, por um Brasil e um mundo melhor para todos”, explica o diretor da Korin Agricultura e Meio Ambiente, ministro Luiz Carlos Demattê Filho. A Diretora de Eventos e Sustentabilidade da Amcham São Paulo, Daniela Aiach, complementa. “Foi um mês de encontros com equipes incríveis em lugares algumas vezes desconhecidos, conversas muito instrutivas e aprendizados marcantes para a equipe do Prêmio Eco. O que vimos nos surpreendeu pela inovação, empreendedorismo e muita vontade de fazer acontecer. Projetos exemplares, que superaram a nossa expectativa pela qualidade de seus conteúdos e pelo material humano que está por trás desses grandes feitos”.