Inseticidas são a causa do declínio de populações de abelhas

Postado em 9 de abril de 2012

De Ricardo Bonalume Neto para Folha de São Paulo

Abelhas e suas primas próximas, as mamangabas, estão sendo afetadas por  inseticidas usados para proteger culturas agrícolas de modos só agora descobertos. Pesticidas pelo jeito não matam apenas pestes. O declínio de populações de  abelhas, essenciais para a polinização de plantas, é um fenômeno que se  suspeitava ser causado por eles. E, agora, dois estudos independentes publicados  na revista “Science” demonstraram causa e efeito.

Os inseticidas para uso agrícola conhecidos como neonicotinoides começaram a  ser usados no começo da década de 1990 e hoje são extremamente populares.Um dos estudos, pela equipe de Penelope Whitehorn, da Universidade de  Stirling, Reino Unido, investigou o impacto de um desses pesticidas, o  imidacloprid, em mamangabas da espécie Bombus terrestris. Um dos coautores do estudo, Dave Goulson, lembra que várias espécies de  mamangabas se tornaram extintas em anos recentes nos EUA e no Reino Unido.Depois de receberem doses não letais do pesticida, os insetos foram colocados  em um lugar onde poderiam agir em condições naturais por seis semanas.No final do experimento, as colônias de mamangabas que foram expostas ao  pesticida eram em média entre 8% a 12% menores do que outras estudadas ao mesmo  tempo sem o inseticida. E ainda mais grave: as colônias expostas ao pesticida produziram 85% menos  rainhas, essenciais para a reprodução de novas colônias.

Já uma equipe na França liderada por Mickaël Henry, do Instituto Francês de  Pesquisa Agrícola em Avignon, usou um enfoque mais tecnológico: abelhas receberam minúsculos equipamentos de identificação por rádio grudados no tórax e  tiveram seus movimentos minuciosamente detalhados.Algumas delas receberam uma pequena dose de outro pesticida, o thiamethoxam. As abelhas que receberam o pesticida morreram bem mais; as chances de não  voltarem à colônia depois de saírem em busca de pólen eram de duas a três vezes  maiores, pois com quase certeza o thiamethoxam interferiu na sua capacidade de  navegação. Abelhas e mamangabas são importantes para a polinização de culturas  agrícolas, como árvores frutíferas. Que um pesticida usado para proteger um  setor da agricultura afete outro é uma curiosa ironia, além de um grave problema  potencial.

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1072494-efeito-danoso-de-inseticidas-na-vida-de-abelhas-e-comprovado.shtml

Mel Orgânico Korin: Experimente o sabor do mel elaborado a partir do néctar de flores silvestres de reservas florestais de mata atlântica, autenticadas ou certificadas, sem o uso de agrotóxicos, antibióticos e pesticidas.

mel menu