Korin e CPMO promovem encontro de Agricultores

Postado em 30 de julho de 2015



Encontro4

 

Korin e CPMO (Centro de Pesquisa da Fundação Mokiti Okada) promoveram um encontro de produtores rurais no Polo de Ipeúna (São Paulo), em 22/07/2015, onde foi possível debater e buscar meios para incentivar a prática da Agricultura Natural.

Esta reunião, foi baseada nos trabalhos de doutorado do Diretor Industrial da Korin e Coordenador Geral do CPMO, Dr. Luiz Carlos Demattê Filho, que entendem a Korin e também o CPMO, como dois grandes agentes na mudança de paradigmas de uma agricultura convencional, para uma agricultura natural.

Como grande demandadora de insumos produzidos sob uma base agroecológica de produção (principalmente milho e soja para ração das aves), há um protagonismo da Korin no sentido de promover a conversão de agricultores da agricultura convencional para a Agricultura Natural.

O evento contou com um número expressivo de agricultores interessados em suprir essas necessidades e buscar meios para se coordenarem no sentido de uma produção adequada aos princípios da Agricultura Natural.

O grande mote das discussões foi justamente a dificuldade de aquisição de milho e soja não transgênica, por parte da empresa. Também foi feito um trabalho afim de se verificar aqueles produtores mais capacitados ou com mais motivação para iniciar um trabalho de produção de insumos orgânicos.

O evento teve contou com uma apresentação de Demattê sobre a Korin, seus conceitos e princípios filosóficos ligados a Agricultura Natural. Também enfocou a marca Korin, sua grande abrangência, respeito e identidade ligada a segurança alimentar desfrutada junto a consumidores de todo o país, sobretudo de grandes centros urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, entre outros.encontro1

Numa segunda parte, o Diretor Administrativo da Korin, Evandro falou sobre as quantidades produzidas de ração e as expectativas devido a expansão da Korin.

Na sequencia o CPMO, através do pesquisador Rodrigo Longaresi, ligado ao setor de solos e manejo de plantas coordenado pelo agrônomo Sergio Homma, apresentou alguns resultados muito interessantes que vêm obtendo devido a trabalhos conduzidos em dois produtores de milho da região de Rio Claro/ SP. Estes agricultores já fornecem milho para a Korin e tiveram resultado expressivos em áreas conduzidas por orientação do CPMO. Foram apresentados dados importantes sobre produtividade de milho e de conservação e qualidade do solo obtidos com manejo mais adequado destas áreas, os quais obviamente são embasados nos princípios de Agricultura Natural.Encontro3

Foram apresentados resultados do Bokashi na produção de soja no Mato Grosso do Sul e Paraná.

 

O Eng. agron. Luís Fernando Luna da Opta, apresentou o programa SOJA LIVRE que é um grande programa conduzido em âmbito nacional visando a produção de soja não transgênica.

 

Ao final do evento foi organizado um bate papo, em que foram relatadas algumas experiências dos agricultores, assim como a Korin esclareceu às dúvidas formuladas pelos agricultores.