Solidariedade em tempos de pandemia

Postado em 8 de maio de 2020

Doação de marmitas no centro de São Paulo realizada pela rede de Supermercados Hirota

 

O cenário desencadeado pela pandemia do novo coronavírus tem agravado a condição de milhares de famílias brasileiras, especialmente as de baixa renda e em situação de rua.

Por conta disso, muitas empresas e instituições do setor privado, em parceria com organizações não governamentais e entidades filantrópicas vêm unindo forças para que essas famílias tenham acesso a recursos básicos, como alimentos e produtos de higiene (essenciais para o controle da expansão da doença).

Seguindo este princípio, o Grupo Korin abraçou a causa da Fundação Mokiti Okada e realizou uma doação de frangos livres de antibióticos e sem uso de grãos transgênicos para o preparo de refeições, que estão sendo distribuídas para pessoas em situação de vulnerabilidade, neste momento de isolamento da população em função da quarentena. O Sefras – Serviço Franciscano de Solidariedade, que tem servido 4 mil marmitas diariamente, foi uma das instituições contempladas pela Ação Humanitária.

“Atendemos de imediato ao pedido da Fundação Mokiti Okada, que já realiza campanhas solidárias e humanitárias há anos, e tem ajudado comunidades em eventos extremos como o cenário atual de pandemia”, informa o reverendo Reginaldo Morikawa, diretor-superintendente da Korin Agropecuária. Em conjunto com a FMO, a Korin ainda participou de ações solidárias realizadas pela Associação Ki-bo-no-iê e Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono.

Outra iniciativa de destaque neste período foi realizada em parceria com a rede de supermercados Hirota, de São Paulo. A rede idealizou o projeto “Marmita Solidária Hirota” e contou com a ajuda de fornecedores, parceiros e clientes para que mais de 30 mil marmitas pudessem ser preparadas e doadas a quem mais precisa.

Marmitas prontas para serem doadas às entidades filantrópicas. Foto: Hirota

 

Além de arrecadar alimentos de empresas que comercializam produtos nas lojas da rede, de 09 de abril 10 de maio, os clientes também puderam colaborar com a marmita solidária, contribuindo com o valor de R$4,99 por marmita. Para cada cliente que fizesse a doação nos supermercados, ou através do site da rede, o Hirota doava mais uma marmita.

A Korin doou 170 quilos de frango para a produção das marmitas solidárias do Hirota, que foram repassadas para as instituições Aliança de Misericórdia, Missão Belém, Igreja Jerusalém Comunidade Evangélica no Heliópolis, Clube Beneficente Dona Olga, Paróquia São José Paraisópolis e Ação Operários da Misericórdia.

Corrente do bem

A Korin também participa da corrente do bem organizada pelo Chef de cozinha Rodrigo Oliveira, que comanda o renomado restaurante Mocotó, localizado na zona norte de São Paulo.

O chef está produzindo, voluntariamente, 150 marmitas por dia para serem distribuídas a pessoas em situação de rua e a Korin vem colaborando com a doação de frangos para o preparo das refeições. A Lanche e Co., empresa que fornece merenda a diversas escolas de São Paulo e é comandada pela empresária Lara Folster, também se mobilizou para preparar marmitas e contou com a ajuda da Korin no fornecimento de 34 quilos de coxas de frangos livres de antibióticos e transgênicos.

Além das marmitas, a Korin realizou a doação de filé de peito de frango para as mil cestas básicas que a rede Festval, do Paraná, irá doar para a comunidade mais carente do Estado.

A Korin também já colaborou com ações realizadas pela Comunidade Terapêutica Desafio Jovem de Rio Claro, pelo supermercado Carrefour, e para as marmitas solidárias da Dra. Flavia Zibordi e da JM Comunicação.

 

Marmitas solidárias são uma das formas de reduzir os impactos sociais causados pelo novo coronavírus no Brasil

 

Voluntários usam proteção para sair às ruas e fazer a entrega das marmitas. Foto: Flavia Zibordi

 

A empresa, que não parou suas atividades durante a quarentena e tomou diversas medidas para continuar produzindo com segurança, estima doar por volta de 3 mil quilos de alimentos até o final da quarentena.