Postado em 6 de janeiro de 2015
Quando você compra um produto Korin, em algumas embalagens, já deve ter percebido uma seta como essa:
Mas o que representa esta seta?
São degraus de uma cadeia evolutiva a fim de desenvolver, passo-a-passo, a Agricultura Natural preconizada por Mokiti Okada.
Muitos produtores, ao tentarem se converter ao sistema orgânico certificado, passam por inúmeras dificuldades. Para receber a certificação de Produto Orgânico, outorgada pelo Ministério da Agricultura, o agricultor tem uma série de pré requisitos a cumprir, o que faz esta conversão, muitas vezes, levar anos. Neste tempo o investimento do produtor é maior, mais oneroso. Porém, como não tem a certificação de orgânico, é obrigado a vender o produto como convencional. Isso faz com que muitos desistam no meio da conversão e voltem a plantar no método convencional.
A estratégia da Korin é, partindo do convencional (os quais a Korin não produz), gradualmente chegar aos produtos da Agricultura Natural, passando pelo Sustentável e, depois, pelo Orgânico. Dessa maneira o produtor que produz convencionais, pode ir modificando sua cultura sem grandes perdas financeiras, pois seu produto será comercializado pela Korin como sustentável. Assim o consumidor ganha um leque maior de produtos e preços, para que consiga adaptar-se, gradualmente, a uma nova forma de consumo.
E o que seria cada degrau?
São modalidades de práticas de agricultura e pecuária que se diferenciam por seus diferentes métodos, detalhados abaixo.
Produto Convencional
Dentro do seu conceito de sustentabilidade, a Korin não produz nenhum produto deste método. Pode ser classificado dentro deste método produtos agropecuários produzidos com uso intensivo de agrotóxicos ou adubos químicos, geralmente proveniente de monoculturas, e animais criados em confinamento, com antibióticos como promotores de crescimento ou terapêuticos.
Produto Sustentável
Para a Korin, é aquele culturalmente aceito por possuir origem controlada, rastreabilidade decorrente de uma produção segura, com redução progressiva de aditivos e resíduos. A produção sustentável pode ser ecologicamente correta e economicamente viável, ou que prioriza a inclusão social ou o fair trade (comércio justo). Pode ainda ser classificado como sustentável, produtos provenientes de criações animais com bem-estar animal ou produtos da agricultura familiar.
Exemplos de produtos Korin: Frango Livre de Antibióticos, Bovino Sustentável do Pantanal, Ovos, Linha Praticidade, Trutas.
Produto Orgânico
São produtos orgânicos aqueles onde a avaliação da conformidade é realizada por órgãos credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através de auditoria.
Para ser considerado orgânico, o produto tem que ser produzido em um ambiente de produção orgânica, onde se utiliza como base do processo produtivo os princípios agroecológicos que contemplam o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais.
Na agricultura orgânica não é permitido o uso de substâncias que coloquem em risco a saúde humana e o meio ambiente. Não são utilizados fertilizantes sintéticos solúveis, agrotóxicos e transgênicos.
A Coordenação de Agroecologia (Coagre), da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), é o setor do Ministério da Agricultura que responde pelas ações de desenvolvimento da agricultura orgânica. Tem como funções a promoção, o fomento, a elaboração de normas e a implementação de mecanismos de controle.
A cultura e comercialização dos produtos orgânicos no Brasil foram aprovadas pela Lei 10.831, de 23 de dezembro de 2003. Sua regulamentação, no entanto, ocorreu apenas em 27 de dezembro de 2007 com a publicação do Decreto Nº 6.323.
Exemplos de produtos Korin: Frango Orgânico, Arroz, Feijão, Café, Óleo de soja, Mel, Bovino Orgânico.
Agricultura Natural
Para considerarmos que nosso produto seja da Agricultura Natural, este deve estar devidamente certificado como produto orgânico pela Lei 10.831, de 23 de dezembro de 2003 e cumprir os preceitos da Agricultura Natural de Mokiti Okada que, dentre outros, reconhece que o solo tem vida e que o pensamento e o sentimento do produtor são fundamentais para o cultivo e a colheita de alimentos ricos em energia vital, naturalmente saborosos e nutritivos.
Produtos Korin: Milho
Assim, de forma gradual, a Korin cumpre sua missão de produzir e comercializar alimentos que promovam a saúde e o bem-estar do consumidor, assim como a prosperidade do produtor, utilizando métodos produtivos que gradativamente concretizem a Agricultura Natural preconizada por Mokiti Okada, através de um modelo, social, ambiental e economicamente sustentável.
Fonte: http://www.agricultura.gov.br/desenvolvimento-sustentavel/organicos