Dia da Saúde e Nutrição

em 26 de mar de 2024

Por Karen Longo (Consultora em Nutrição Korin)

Saúde e Nutrição

O Dia da Saúde e da Nutrição, comemorado no dia 31 de março, é uma oportunidade para debater e avaliar práticas nutricionais e a importância de políticas públicas realistas e preventivas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, por meio da Estratégia Global para a Promoção da Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde, que os governos formulem e atualizem periodicamente diretrizes nacionais sobre alimentação e nutrição, levando em conta mudanças nos hábitos alimentares e nas condições de saúde da população e o progresso no conhecimento científico.

Essas diretrizes têm como propósito apoiar a educação alimentar e nutricional e subsidiar políticas e programas nacionais de alimentação e nutrição.

saúde e nutrição

No escopo das ações do governo brasileiro para a promoção da saúde e da segurança alimentar e nutricional, o Ministério da Saúde publicou o Guia Alimentar para a População Brasileira – Promovendo a Alimentação Saudável, com as primeiras diretrizes alimentares oficiais para a nossa população. O Guia se constituiu em um marco de referência para indivíduos e famílias, governos e profissionais de saúde sobre a promoção da alimentação adequada e saudável.

No campo da agricultura e produção de alimentos, cabe uma evolução crescente no aprendizado e prática de ações e métodos que tragam menos danos à saúde e meio ambiente.

Atualmente, os estudos científicos comprovam o surgimento de grande variedade de doenças, consequentes do consumo cumulativo de alimentos com resíduos de insumos químicos na agricultura e criação de animais. Além da contaminação da água, que propaga o acúmulo dessas substâncias químicas no meio ambiente.

A Korin é uma empresa pioneira na criação de frangos sem o uso de grãos transgênicos e sem antibióticos. Trabalha com a integração de valores ecológicos e sociais, para a produção de alimentos livres de agroquímicos, estimula e orienta tecnicamente os agricultores, para o fortalecimento de unidades agrícolas familiares sustentáveis.

A valorização, apoio e sustentação de uma cadeia que movimenta a produção de alimentos com respeito à natureza e ao meio ambiente, é uma prática sustentável como base efetiva de saúde e nutrição dos seres humanos.

Experimente também: