Dia do Nutricionista

em 23 de ago de 2023

Por Karen Longo (Nutricionista e Consultora em Nutrição Korin)

Nutricionista

No dia 31 de agosto comemora-se o Dia do Nutricionista.

A data 31 de agosto marca o nascimento da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), em 1949, atualmente conhecida como Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN).

O trabalho deste profissional inclui o apoio à gestão local no planejamento de ações capazes de incentivar a implementação de iniciativas de promoção da alimentação adequada e saudável, monitoramento do cenário alimentar e nutricional da população e, dentre outras, o planejamento alimentar que possa suprir a necessidade nutricional de uma pessoa visando a melhoria da qualidade de vida e, se for caso, também o tratamento de doenças.

Dos últimos 20 anos para cá a profissão do nutricionista teve uma grande expansão e reconhecimento no âmbito de cuidado e otimização de saúde. Com grande avanço de estudos científicos mostrando o benefício de alguns alimentos para processos de saúde, assim como alarmando o cuidado que devemos ter com processos alimentares que distanciam o ser humano da saúde integral.

Atualmente, mais do que o planejamento e cálculo de cardápios com direcionamentos específicos para a coletividade ou individual, a responsabilidade do nutricionista, enquanto profissional que visa a saúde através do ato alimentar, se expande também para o impacto social, ambiental e econômico.

Para além da compreensão da composição nutricional apresentada, existe a necessidade de compreensão dos processos de cultivo, criação e produção dos alimentos, assim como conhecimento do que acontece com toda a cadeia, até que o alimento chegue ao consumidor.

Isso faz com que a missão do profissional nutricionista atinja não só a saúde superficial do ser humano, mas também atua no sentido de expansão da consciência para as consequências integrais que cada escolha alimentar gera em todo o ambiente.

A valorização dos aspectos afetivos e culturais envolvidos no ato alimentar, faz com que o indivíduo reconheça quão sagrado é esse cuidado trivial e constante na manutenção da saúde.

Alguns alimentos atualmente considerados nutritivos e culturalmente presentes nos hábitos, paladar e afeto da população brasileira:

  • Arroz
  • Feijão
  • Ovo caipira
  • Frango
  • Milho

Esses são alimentos genuinamente presentes na evolução histórica, cultural e formação de paladar do brasileiro.

Além da versatilidade em serem transformados em diferentes pratos típicos em cada região do Brasil, esses alimentos em sinergia oferecem nutrientes de forma a auxiliar na manutenção da saúde e energia vital para diferentes faixas etárias e padrões culturais.

Para esses alimentos, a valorização do cultivo sustentável, livre de pesticidas, fertilizantes e modificação genética, preza o cuidado com o meio ambiente e garante a proteção à saúde do consumidor e melhor oferta nutricional.

Assim como o cuidado com a criação animal de forma sustentável, livre de gaiolas, e livre de antibióticos e produtos químicos, faz com que o consumo de proteínas de origem animal seja seguro contra contaminação tóxica, o que protege a saúde do consumidor que opta em alimentação onívora, contra processos inflamatórios e alterações endócrinas.

Conhecer empresas que praticam e incentivam práticas sustentáveis nos processos de cultivo e produção de alimentos, é motivo de comemoração para o nutricionista, que ganha através disso, ferramentas de saúde para o resultado de seu trabalho.

Reconhecer sua missão de conscientização na escolha dos alimentos e consequências sociais, ambientais e econômicas, traz valor ao trabalho do profissional que prescreve e orienta a alimentação da população em proporção coletiva ou individual.

Experimente também: