São Paulo produz em média 20 mil toneladas de lixo todos os dias. De acordo com Pedro Jacobi, professor de ciência ambiental da Universidade de São Paulo (USP) e membro do conselho diretor do Greenpeace, o desafio é “produzir menos resíduos, reciclar cada vez mais e remanufaturar”. Sob este prisma, os catadores tem papel fundamental. Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) apontam que os catadores são responsáveis por quase 90% do lixo reciclado no Brasil.

A Korin apoiou, em dezembro, a festa de confraternização de 250 catadores e catadoras de materiais recicláveis do grande ABC e seus familiares. Foram mais de 100kg de frangos doados para que as cooperativas ligadas à Coopcent ABC, pudessem reunir adultos e crianças e realizar um delicioso churrasco de fim de ano.

A festa também contou com atrações para entretenimento e diversão das famílias, além de distribuição de brinquedos aos filhos dos catadores.

A COOPcent ABC (Cooperativa Central do ABC), fundada em 30 de janeiro de 2008, é formada por grupos organizados que realizam a coleta seletiva de materiais recicláveis em municípios do Grande ABC que visa melhoria das condições de trabalho e renda e a valorização e o reconhecimento formal dos catadores de materiais recicláveis perante a sociedade e nas políticas públicas relacionadas a resíduos solídos.