Livro sobre fundador da Korin é lançado no Brasil

em 31 de mar de 2023

Livro Sonen do Saber Tetsuo Watanabe

Acaba de ser lançada no Brasil a aguardada biografia do Reverendíssimo Tetsuo Watanabe (Japão, 1940-2013), fundador da Korin e ex-presidente mundial da Igreja Messiânica. O livro “Sonen de Salvar”, escrito por Rosa Maria Miguel Fontes, relata o surgimento do Grupo Korin e do seu inovador Centro de Pesquisas em Ipeúna, São Paulo, responsável por disseminar o método da Agricultura Natural no Brasil.

Essa é uma leitura altamente recomendada para todos que desejam conhecer mais sobre o método de Agricultura Natural preconizado pelo pensador japonês Mokiti Okada (Japão, 1882-1955) nos anos 1930.

Na sinopse da obra conhecemos a trajetória do reverendíssimo Watanabe, a qual, até hoje, aproxima Oriente e Ocidente por meio do Johrei e de uma doutrina que promove o bem natural e o equilíbrio através do respeito pela Natureza.

Tetsuo Watanabe (1940-2013), fundador da Korin, e Marco Antonio Baptista Resende, primeiro diretor da companhia, no início das atividades da empresa, em 1994. Foto: Acervo Korin

Luiz Carlos Demattê Filho, CEO Korin, que teve a permissão e felicidade de trabalhar junto ao Revmo. Tetsuo Watanabe no início da história da Korin, concedeu um depoimento para a autora do livro, revelando momentos especiais dessa trajetória:

“Tetsuo Watanabe foi um grande concretizador, uma pessoa muito elevada e capaz de enxergar as coisas no futuro. Foi quem lançou essas sementes férteis que tanto prosperam e estão cheias de frutos: a Korin Agropecuária e a Korin Agricultura e Meio Ambiente.

Ele deixou um grande legado que temos a honra de dar continuidade. Mesmo num período que pouco se falava, sobretudo no Brasil, sobre todas essas questões ligadas ao futuro da agricultura e da alimentação, Tetsuo Watanabe já tinha esse entendimento tão límpido sobre a necessidade dos novos caminhos que a sociedade precisava tomar na produção de alimentos.

Ele fundou a Korin para ser uma empresa que se orientasse dentro dos conceitos da Agricultura Natural do ponto de vista técnico, mas também ético e moral.

A Korin vem, dia a dia, influenciando fortemente o mundo todo na mudança de padrões de produção. Principalmente nos Estados Unidos e alguns países europeus vem sendo um ‘benchmark’. Uma empresa que consegue aliar os princípios da Agricultura Natural e os ideais da sustentabilidade, conforme hoje são discutidos e colocados em prática especialmente através dos 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável (17 ODS).

A Agricultura Natural tem uma grande aderência com essas questões muito mais amplas de um mundo efetivamente sustentável. A Korin vem aliando Agricultura Natural e sustentabilidade com mecanismos factíveis, com processos de produção, comercialização, administração e gestão que sejam efetivamente um modelo de empresa.

Isso gera sim influências muito positivas no ambiente da produção junto às empresas similares ou do mesmo setor, em relação aos órgãos governamentais (município, Estado, federação), nos órgãos de controle e normativos, nas universidades e centros de pesquisa e nos ambientes de inovação.

A inovação ambicionada pelo mundo todo para esse terceiro milênio, para a perspectiva de um mundo ideal, um mundo sadio, um mundo sustentável. A Korin, acima de tudo, é uma grande empresa de inovação.”.

 

O livro foi lançado pela Editora Miguilim:
https://www.editoramiguilim.com.br/produtos/biografia-de-tetsuo-watanabe-sonen-de-salvar/

Experimente também: