O arroz integral cateto como alimento protetor para a saúde

em 19 de jan de 2023

por Karen Longo (Nutricionista e Consultora em Nutrição Korin)

Risoto com arroz cateto orgânico

O arroz é um alimento consumido por grande parte dos brasileiros, estando presente na cultura alimentar dessa população há séculos. Devido ao seu fornecimento de energia em boa quantidade, boa digestibilidade e facilidade de preparo, o arroz garante a base da alimentação da população.

Há alguns anos, com a grande variedade de informações sobre alimentos fontes de carboidratos, o consumo de arroz foi reduzido por parte da população brasileira. Porém, esse cereal, oferece grande importância para a saúde, principalmente em sua versão integral, que traz no grão muitos nutrientes preservados.

Composição do arroz integral cateto

Arroz Cateto cozido na hora com carne bovina orgânica Korin: uma combinação irresistível

Arroz Cateto cozido na hora com carne bovina orgânica Korin: uma combinação irresistível

O arroz cateto é uma espécie asiática (Oryza sativa), também conhecido como “arroz japonês” por ser muito utilizado na culinária do Japão. Seus grãos são curtos, mais transparentes e curvos.

Além de ser fonte importante de amido, que o caracteriza como alimento fonte de energia, o arroz cateto tem uma quantidade significativa de proteínas, chegando a 10 a 12% do seu peso seco, incluindo quatro fracções diferentes, tais como: prolamina, glutelina, globulina, e albumina com diferentes características e que apresentam um perfil de aminoácidos mais elevado, pelo que são nutricionalmente importantes e possuem várias propriedades funcionais.

O arroz quando preservado seu status integral, ou seja, não passa pelo processamento de refinamento, preserva em sua composição importantes nutrientes como fibra alimentar, fitoesteróis, carotenóides, magnésio, vitaminas do complexo B, Ácido γ- aminobutírico (GABA), γ-orizanol (γ-ORZ), fitoestrógenos, lignina e ácidos graxos essenciais.

4 Benefícios do arroz integral cateto para a saúde

  1. Reação Anti-Inflamatória e Anti-Cancerígena

A inflamação é o fator chave para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), entre elas tumores e câncer. A proteína presente no arroz cateto integral tem um efeito supressor sobre a citocina pró-inflamatória que está relacionada com a maior chance de incidência dessas doenças inflamatórias.

  1. Supressão da hiperglicemia

A hiperglicemia é um dos principais contribuintes para a diabetes mellitus, o que leva a questões de saúde. No entanto, vários estudos sugeriram que a proteína presente no arroz cateto possui um potencial contra a hiperglicemia. Além disso a maior quantidade de fibras dietéticas e minerais como o magnésio, abundante nesse arroz, fazem com que tanto a absorção como metabolismo da glicose presente seja otimizada.

  1. Actividade Anti-Oxidante

A produção de compostos antioxidantes à base de plantas tem crescido em importância nas últimas décadas. Notavelmente, as proteínas e peptídeos presentes no arroz cateto, em especial as frações de albumina,  mostram grande atividade na inibição reações de oxidação. Isso confere proteção de equilíbrio e processos naturais de envelhecimento celular.

  1. Alimento não alergênico

Em comparação com muitos outros grãos de cereais, a proteína de arroz é hipoalérgica devido à ausência de glúten. Isso torna possível sua presença na alimentação, mesmo em necessidades de dietas restritivas em glúten.

Diferença nutricional entre os métodos de cultivo tradicional x orgânico

Campo de Arroz

Existem mais de um motivo para considerar o arroz cultivado em método orgânico como vantajoso para a saúde.

Do ponto de vista nutricional, o arroz obtido por meio de cultivo sustentável e orgânico, desenvolve durante seu crescimento uma maior quantidade de nutrientes e compostos bioativos, que são as substâncias antioxidantes e protetoras à saúde que listamos acima.

Além disso, o arroz cultivado em método convencional, recebe grande quantidade de insumos químicos, que impregnam principalmente as cascas dos grãos, deixando-os mais contaminados e alteram a conformação proteica do alimento, podendo trazer hipersensibilidades ao consumo.

Pelo fato de ser um alimento presente constantemente nos hábitos alimentares, é importante que cuidados toxicológicos sejam levados em consideração. Assim como o bom aproveitamento dos benefícios que esse alimento pode trazer à manutenção da saúde.

REFERÊNCIAS

JAYAPRAKASH, G. Revisão: Uma revisão narrativa dobre Proteínas de Arroz: Cenário atual e aplicação industrial alimentar. Polymers, 14, 3033, 2022.

MATSUDA, T. Mini review: Rice Flour: A promissing food material for Nutrition and Global Health. J. Nutr Sci Vitaminol 65, S13-S17, 2009.

Experimente também: