Benefícios nutricionais das asas de frango

em 24 de nov de 2022

por Karen Longo*

Meio das Asas de Frango

Hoje vamos falar sobre os benefícios nutricionais das asas, meio das asas e coxinha das asas de frango.

O frango é um dos alimentos de fonte animal mais consumidos no mundo, sendo considerado uma alternativa fonte de proteína, menos gordurosa e de mais fácil acesso econômico por grande parte da população.

Muito saboroso, versátil e extremamente nutritivo, ele faz parte das mais diversas formas e composições culinárias, o que amplia ainda mais a sua importância gastronômica em nossas vidas.

Além da grande quantidade de proteínas, o frango também é uma rica fonte de vitaminas do complexo B, que auxiliam, na formação e maturação de células do sangue, conversão de energia celular e equilíbrio anti-oxidante para saúde cardíaca. É também uma fonte importante de niacina, que tem efeito protetor para saúde cerebral.

Mais uma das vantagens do consumo de carne de frango é a versatilidade que as diferentes partes dos seus cortes podem oferecer em nutrientes, devido a composição característica de cada parte.

Enquanto temos o peito de frango, como um corte de preferência por muitas pessoas, por ter consistência firme e homogênea, além do baixíssimo teor de gordura. Temos também outras partes como partes das asas, ricas em colágeno, que é uma proteína importante para estrutura de pele, cartilagens e ossos.

O colágeno é uma proteína de origem animal, obtida da pele, cartilagem, tendões de aves, suínos e bovinos. Portanto, essas partes das carnes desses animais é uma das principais fontes de colágeno adquiridos pela alimentação.

 

Composição nutricional das asas de frango:

Composição por 100 gramas de alimento cru
Valor energético (Kcal)213
Proteína (g)18,1
Lipídeos(g)15,1
Gorduras saturadas (g)4,4
Gorduras monoinsaturadas (g)6,6
Gorduras poliinsaturadas (g)3,0
Colesterol (mg)113,5
Cálcio (mg)10,9
Magnésio (mg)23,2
Fósforo (mg)154,8
Ferro (mg)96,3
Potássio (mg)211,2
Vitamina A (mCg)10,4

 

Cuidados com contaminantes em frangos e asas de frango:

Entre os cuidados toxicológicos que a abordagem nutricional funcional busca ressaltar com alimentos de origem animal, está a relação de resíduos tóxicos provenientes do método de criação e alimentação dos animais para consumo humano.

Isso porque substâncias xenobióticas, ou seja, que são consideradas como estranhas ao organismo, de difícil metabolização e por isso, “tóxicas”, têm afinidade bioquímica por moléculas de gordura. Isso significa que essas substâncias, uma vez ingeridas ou impregnadas no animal, ficam depositadas em tecidos e partes gordurosas de suas estruturas.

Nas aves, encontramos a pele, como sendo as partes gordurosas dessas carnes. Portanto, cortes que contém pele, como asa, coxinha da asa, pés, coxa e sobrecoxa, podem trazer mais substâncias xenobióticas quando esses animais são provindo de métodos de criação convencional, que recebem medicamentos antibióticos e rações com modificações genéticas, estranhas ao metabolismo.

Asas de Frango

Por isso, embora seja interessante o consumo de partes de articulações de aves como asas, coxinha da asa, pela boa composição proteica de colágeno; alta fonte de minerais como: ferro, cálcio, magnésio e fósforo; alta fonte de vitaminas do complexo B e custo mais acessível, é imprescindível que haja o cuidado para consumo de aves provindas de criação sustentável ou orgânica, isenta de antibióticos, medicamentos e rações com alimentos transgênicos. Otimizando assim a característica e benefício nutricional desses cortes de ave, como alimento para a saúde humana.

 

Referências:

JUNG, D.Y. et al. Comparison of chicken breast quality characteristics and metabolites due to different rearing environments and refrigerated storage. Poultry Science, 2022; 101:101953

LEE, D. et al. Effect of na animal-friendly raising anvironment on the quality, storage stability, and metabolomic profiles of Chicken thigh meat. Food Res Int. 2022; May; 155:111046

KRALIK, G; KRALIK, Z.; Poultry products enriched with nutricines have beneficial effects on human health. Med Glas (Zenica) 2017; 14(1):1-7

X.Q. WANG, X.Q. et al.; Nutrient density and slaughter age have differential effects on carcase performance, muscle and meat quality in fast and slow growing broiler genotypes. British Poultry Science, 2013; Vol. 54, No. 1, 50—61

 

*Karen Longo é nutricionista e consultora  em nutrição Korin

Experimente também: