Korin parabeniza Ipeúna pelos 54 anos, no mesmo ano em que completa 25 anos de história

Vista aérea do polo da Korin, em Ipeúna (SP)

Em 2019, a Korin, maior produtora de alimentos orgânicos de Ipeúna e região, completa 25 anos de história. Por isso, há muito o que comemorar junto à cidade que sempre recebeu a empresa de braços abertos e que também celebra 54 anos de fundação neste 21 de março.

Criada com o propósito de expandir os conceitos e princípios relativos à sustentabilidade, a Korin embasa, desde 1994, seus métodos no modelo da Agricultura Natural, preconizado pelo filósofo e pensador japonês, Mokiti Okada (1882-1955).

Pioneira na produção de frangos e ovos livres de antibióticos e com bem-estar animal, a empresa tornou-se referência no desenvolvimento de tecnologias agrícolas e de criação animal, realizadas em parceria com instituições de ensino e de pesquisa.

Essa e todas as incontáveis conquistas obtidas ao longo de mais de duas décadas foram possíveis graças ao apoio dos órgãos municipais, da comunidade local e de todos os colaboradores que ajudaram a praticar incansavelmente o objetivo primordial da companhia: a promoção da saúde, do bem-estar e do equilíbrio entre o homem e a natureza. Hoje, a empresa conta com 400 funcionários, sendo que 75% desses, desenvolvem suas atividades em Ipeúna.

O Polo de Agricultura Natural da Korin, em Ipeúna, está inserido entre duas Áreas de Proteção Ambiental, a APA Corumbataí-Botucatu Tejupá e a APA Piracicaba Juqueri-Mirim. Ali, estão preservadas importantes formações rochosas da região, rios e nascentes, além de uma variedade de espécies de plantas e animais do cerrado. A Korin ajudou a recuperar nascentes e a vegetação à beira dos cursos d´água e plantou milhares de mudas de árvores nativas. A preocupação com o meio ambiente se estende às políticas públicas. Um exemplo disso é que a empresa foi grande apoiadora do projeto de lei que resultou na promulgação da Lei Municipal nº 1343/2017 que proibiu a pulverização aérea de defensivos nas lavouras de Ipeúna, dadas as graves consequências à saúde do produtor, do consumidor e do meio ambiente.

Todo esse cuidado demonstra o respeito que a Korin cultiva pela cidade de Ipeúna que, recentemente, se tornou estância de interesse turístico do Estado de São Paulo, graças às suas belezas naturais. A empresa também tem orgulho de fazer parte dessas conquistas e por ter colaborado para que a cidade se tornasse a capital nacional da Agricultura Natural, promovendo atividades e incentivando a prática do método produtivo de Mokiti Okada pela população da cidade. Dentre as atividades já implementadas estão o ensino e a prática de horta caseira nas escolas municipais, além de feiras orgânicas livres e a comemoração do dia da Agricultura Natural, celebrado na cidade todo dia 05 de maio com diversas atrações, tais como oficinas de horta caseira e Ikebana (arranjos florais) e desfile cívico.