Primavera 2023: Frutas e vegetais da estação

em 13 de set de 2023

Karen Longo, consultora em nutrição Korin Alimentos

Produtos Korin em destaque para receitas:

  • Chia,
  • Ovos caipira

O início da Primavera marca a estação do ano que a natureza nos presenteia com sua beleza em uma explosão de cores e flores. E por que não dizer também, de sabores?

Na estação mais colorida do ano, as frutas, legumes e verduras da época são abundantes em sabor e apresentam um frescor característico.

Nessa época do ano, podemos explorar as refeições com combinações mais coloridas, aproveitando nos pigmentos naturais de cada alimento, compostos bioativos que auxiliam nossa energia para movimentos físicos mais vigorosos e amplia nossa criatividade mental.

 

Vamos conhecer as frutas, legumes e verduras da estação:

Frutas: abacaxi pérola, acerola, banana-nanica, banana-prata, caju, jabuticaba, kiwi, laranja lima, pera, maçã fuji, maçã gala, mamão, manga, maracujá, melão, mexerica, morango, pêssego e tangerina.

Legumes: abóbora, abobrinha brasileira, alcachofra, batata-doce, beterraba, berinjela, cenoura, pepino, pimentões coloridos, ervilha torta.

Verduras: almeirão, aspargos, brócolis, chicória, couve, couve-flor, alho-poró, endívias, erva-doce, escarola, espinafre, mostarda, nabo e rabanete.

Os vegetais, são alimentos que oferecem muitos fatores de proteção à saúde. E nessa época do ano, podem ser combinados em preparações refrescantes e apetitosas, para reforçar nossa saúde ao mesmo tempo que alegra nosso paladar.

 

 Algumas dicas de preparações refrescantes, coloridas e com sabor primaveril, utilizando produtos KORIN, cheios de saúde e energia vital:

 

OVERNIGHT DE CHIA COM FRUTAS DA ESTAÇÃO

Ingredientes:

  • Leite vegetal (utilizar de coco ou de aveia ou de castanhas) – 200ml
  • Semente de chia KORIN  – 1 colher (sopa)
  • Manga picada – 1 unidade grande
  • Maracujá – polpa de ½ unidade
  • Amêndoas – 6 unidades
  • Canela em pó a gosto

Modo de preparo:

Para consumir no dia seguinte ao preparo.

Junte o leite vegetal com a chia em um pote de vidro com tampa.

Misture bem usando um garfo para soltar os “gruminhos” que se formam quando a chia entra em contato com o líquido e imediatamente começa a hidratar.

Tampe o pote e guarde em geladeira por 4 horas (pode ficar até 24 horas sob refrigeração).

No dia seguinte, adicione os demais ingredientes (a manga picada, a polpa de maracujá e as amêndoas). Sirva-se em seguida.

 

*As frutas podem ser combinadas conforme a sua preferência como: 

mamão + kiwi / banana + morango / maçã + abacaxi

 

Dica nutricional: A chia auxilia no bom funcionamento do intestino, traz saciedade e é boa fonte de gordura ati-inflamatória ômega 3. As frutas que compõe o overnight, além de trazer alegria e sabor, complementam a oferta de vitaminas e compostos anti-oxidantes, para auxiliar na regeneração de tecidos e fortalecimento do sistema imunológico.

 

QUICHE LOW CARB DE ESPINAFRE

Ingredientes da massa:

  • Farinha de amêndoas – ½ xícara (chá)
  • Azeite de oliva – ¼ xícara (chá)

(acrescente um pouquinho mais se a massa ficar esfarelada)

  • Sal – 1 pitada

Ingredientes do recheio:

  • Espinafre – 1 maço
  • Ovos caipiras KORIN – 4 unidades
  • Leite vegetal (de aveia ou de castanhas) – ¼ xícara (chá)
  • Fermento em pó – 1 colher (chá)

*Você pode trocar o espinafre por brócolis ou escarola

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes da massa até ficar homogênea.

Forre o fundo da forma com papel manteiga.

Leve ao forno pré aquecido a 180ºC por 15 minutos e reserve.

Refogue o espinafre com 1 fio de azeite por 2 minutos.

Junte os ovos, o leite vegetal e o fermento.

Misture bem e aguarde amornar.

Verta sobre a massa (já fria) e leve ao forno por mais 20 min ou até assar completamente. Sirva ainda quente.

Dica nutricional: Os ovos são alimentos proteicos e boas fontes de gordura que trazem equilíbrio à carga glicêmica dessa preparação, além de serem fonte de luteína, nutriente importante para a saúde ocular. O recheio a base de espinafre ou outra verdura escolhida sugerida, oferece minerias como: magnésio, ferro e cálcio, além fibras vegetais, que auxiliam no bom funcionamento intestinal.

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