Primavera: frutas, legumes e verduras da estação

em 18 de out de 2023

Confira quais os alimentos da safra e aproveite algumas sugestões de receitas

por Caroline Franco

A primavera chegou. Para você aproveitar, compartilhamos algumas frutas, verduras e legumes da safra, período que indica a melhor época e disponibilidade para consumo.

Além de estarem mais acessíveis, por serem cultivados em seu ciclo natural, estes alimentos da estação costumam ter preços mais vantajosos, já que contam com custos de produção menores, e são mais saborosos, pois aproveitam melhor os nutrientes do solo.

A chamada “estação das flores” se caracteriza por uma mudança significativa. Após o inverno, fase que convida as plantas a diminuírem seu ritmo, a temperatura começa a subir, despertando a natureza em um convite para aproveitar todo o potencial e perpetuar as espécies.

O resultado está no prato: frutas, legumes e verduras suculentos, frescos e cheios de sabor. Confira quais são e aproveite algumas sugestões de receitas neste artigo.

 

Benefícios do consumo de frutas, legumes e verduras

O consumo de frutas, legumes e verduras contribui para fortalecer o sistema imunológico, regular o metabolismo, prevenir doenças cardiovasculares e promover a saúde mental e intestinal. Além disso, diminui o risco de diabetes tipo II e combate o aumento do colesterol.

 

Frutas da primavera

Consuma as frutas da estação: abacate, abacaxi, acerola, ameixa, amora, banana, caju, caqui, coco, figo, jabuticaba, jaca, laranja, mamão, manga, maracujá, melão, mexerica, morango, pêssego e pitanga.

Você pode aproveitar para preparar um pudim de chia orgânica, semente que é fonte de ômega 3, cálcio, ferro, antioxidantes e fibras. Confira esta receita prática e refrescante:

 

PUDIM DE CHIA ORGÂNICA

-2 colheres (sopa) de chia orgânica Korin (INSERIR LINK SITE KORIN)

-1/2 xícara (chá) de iogurte ou leite vegetal

-1 colher (chá) de mel orgânico Korin (INSERIR LINK SITE KORIN)

-frutas da estação orgânicas

-1 colher (sopa) de amêndoas laminadas

Modo de preparo: 

Coloque a chia orgânica e o iogurte/leite vegetal em um recipiente. Mexa e deixe hidratar por cerca de 4h em geladeira. Na hora de servir, acrescente o mel, as frutas e as amêndoas.

 

Legumes e verduras da primavera

Os legumes e verduras mais frescos entre setembro e dezembro são: abóbora, abobrinha italiana, agrião, alcachofra, alho-poró, almeirão, batata-doce, berinjela, beterraba, brócolis, cará, cenoura, chuchu, couve, couve-flor, cogumelo, ervilhas, escarola, espinafre, inhame, mostarda, pepino, pimentão, tomate e rúcula.

Confira a receita de uma salada leve e saborosa, que vale por uma refeição:

 

SALADA COM FRANGO ORGÂNICO GRELHADO

-2 peitos de frango orgânico Korin (INSERIR LINK SITE KORIN)

-suco de 1 limão, sal, pimenta, azeite e páprica picante

-½ pé de alface orgânica

-½ pé de rúcula orgânica

-10 tomates cereja orgânicos

-1 batata-doce orgânica

-1 colher (sobremesa) de mel orgânico Korin (INSERIR LINK SITE KORIN)

½ colher (sopa) de aceto balsâmico

Modo de preparo: 

Frango: em um bowl, tempere o frango com o suco de ½ limão, ½ colher (chá) de páprica picante, sal e um fio de azeite. Aguarde cerca de 1h. Leve os filés ao fogo em uma frigideira antiaderente e grelhe até dourar. Aguarde cerca de 15 minutos e corte em fatias de 2cm. Reserve.

Batata-doce orgânica: lave a batata e pique-a em palitos de 1cm. Cozinhe no vapor com um pouco de sal e pimenta, até que fique macia. Reserve.

Molho: junte 3 colheres (sopa) de azeite, o mel orgânico, ½ colher (sopa) de caldo de limão e o aceto balsâmico. Tempere com sal e pimenta. Misture.

Salada: lave a alface, a rúcula e os tomatinhos. Deixe de molho por 15 minutos em vinagre ou no bactericida de sua preferência. Enxague e escorra. 

Montagem: forre um prato com as folhas de alface e rúcula. Acrescente os palitos de batata-doce, os tomatinhos e o frango fatiado. Tempere com o molho e sirva.

Aproveite e conheça a linha completa de produtos orgânicos e sustentáveis Korin.

Experimente também: