Benefício do consumo de Truta para o equilíbrio metabólico e prevenção de obesidade

em 15 de out de 2022

Falando com a Nutri Karen Longo sobre o benefício das Trutas para a saúde
Filé de Truta

Filé de Truta é um alimento bastante versátil na cozinha

Obesidade e modelos saudáveis de alimentação

O excesso de peso e a obesidade constituem um grave problema de saúde no mundo. De fato a Organização Mundial de Saúde (OMS), declarou a obesidade uma pandemia, depois que foi relatado em 2016, que 39% da população com mais de 18 anos estava acima do peso e 13% estava obesa.

Este aumento do interesse pela maior incidência da obesidade aconteceu porque a principal causa de doenças não transmissíveis como a diabetes mellitus tipo 2, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, que por sua vez, aumentam a carga de mortalidade devido a essas doenças e geram uma pesada carga econômica sobre os sistemas de saúde em todo o mundo.

A obesidade envolve uma complexa interação entre fatores genéticos e ambientais, incluindo a dieta. A doção de estilo de vida pouco saudáveis e adesão a um modelo alimentar ocidental típico, incluindo um baixo nível de atividade física e um consumo de gorduras saturadas, carboidratos e gorduras açucaradas, constituem a principal causa da obesidade.

Nos países do sul da Europa, na costa mediterrânea, um modelo dietético saudável, baseado no consumo de azeite de oliva, nozes, legumes e peixe tem sido seguido por milhares de anos.

Este modelo dietético é caracterizado por diminuição dos níveis de colesterol total, colesterol LDL, melhora da pressão arterial e melhora nos níveis de insulina pós-prandial.

Entretanto a adoção desses modelos dietéticos saudáveis, implica em grandes dificuldades em muitos países do mundo, principalmente devido à indisponibilidade de acesso a alguns alimentos com composição nutricional vantajosa como peixes de águas profundas como o salmão, entre outros.

Isso sugere a necessidade de encontrar modelos alternativos que incluam alimentos que sejam locais e acessíveis economicamente em cada região e que tenham efeitos benéficos similares aos observados com outros modelos saudáveis.

Modelos alternativos de alimentação

Com a intenção de reproduzir modelos de alimentação que se assemelhassem à dieta mediterrânea, um trabalho realizado no continente americano buscou investigar a oferta de alguns alimentos locais que apresentassem o mesmo perfil de nutrientes, considerando: proteção anti-oxidante, perfil lipídico rico em ácidos graxos monoinsaturados (MUFAs) e proteínas de boa qualidade; em uma parte da população com obesidade e avaliar os resultados dessa intervenção na resposta à insulinemia e lipidemia pós-prandial, que traz grande repercussão ao quadro metabólico e inflamatório do indivíduo.

O estudo incluiu indivíduos obesos (IMC > 30 Kg/m2), entre 45 e 60 anos de idade.

Como intervenção foi comparado ao modelo de alimentação habitual, uma oferta de dieta, com o mesmo valor calórico e mesma distribuição de macro nutrientes (Carboidrato, Protéina, Lipídeos). Porém, com o diferencial de o perfil de gordura da dieta ser maior em ácidos graxos monoinsaturados (MUFAs), através da oferta de alimentos direcionados.

Para isso, fez parte da dieta de intervenção: Frutas, Legumes, Abacate, Grãos integrais e Truta.

 

Características da composição nutricional da dieta de intervenção

O objetivo principal com a inclusão dos alimentos selecionados para a dieta de intervenção foi de oferecer:

  • Compostos bioativos anti-oxidantes, através das frutas e legumes
  • Ácido graxo monoinsaturado (MUFA), através do abacate
  • Ácido graxo poliinsaturado ômega 3, através da truta
  • Fibras, minerais e menor carga glicêmica através de grãos integrais

A truta é um peixe da família dos salmonídeos, presente em praticamente todas as águas do mundo, que pode ser criada em fazendas de piscicultura, de forma controlada, o que torna fácil o acesso a esse alimento e apresenta naturalmente em sua composição o ácido graxo poliinsaturado ômega 3. Também é fonte de proteínas de alto valor biológico, com aminoácidos essenciais.

Truta com limão

Resultados metabólicos atingidos com essa dieta

O consumo dessa dieta de intervenção levou à melhora da lipidemia e insulinemia pós-prandial e uma diminuição da resistência à insulina em pessoas obesas, mesmo quando não havia perda de peso significativa.

O que demonstra que uma dieta composta por frutas, legumes, abacate, grãos integrais e truta poderia emergir como uma alternativa válida a outros padrões dietéticos saudáveis.

Conheça linha de pescados da Korin

 

Referência:

Muñoz-Perez, D.M. Alternative Foods in Cardio-Healthy Dietary Models that Improve Postprandial Lipemia and Insulinemia in Obese People. Nutrients 2021, 13, 2225.

Experimente também: