Verdade ou Mito: Ovos

em 16 de abr de 2024

por Karen Longo (Consultora em Nutrição Korin)

Verdade ou Mito:

O ovo é um dos alimentos mais completos que existem?

Ovos são alimentos de origem animal consumidos por grande parte da população, inclusive entre as pessoas que optam em fazer transição para dieta vegetariana, por não serem caracterizados como carne.

Caracterizado como um alimento fonte de proteína, o ovo também se encontra entre as opções mais acessíveis desse nutriente, entre os produtos provindos de origem animal e é considerado um alimento muito completo, não só em proteínas, mas também em outros macro e micronutrientes.

Além de proteínas, por serem ricos em aminoácidos essenciais, os ovos são fontes de:

– Vitaminas do complexo B, entre elas a vitamina B12 – Atuam de forma essencial para o desenvolvimento de células sanguíneas, saúde neurológica e cerebral;

– Vitaminas lipossolúveis importantes, como: Vitamina A, Vitamina K, Vitamina D e Vitamina E – Importantes para a proteção imunológica, saúde da pele e saúde óssea;

– Minerais estruturais como: Fósforo, Cálcio e Ferro – Importantes para saúde óssea, imunidade e células sanguíneas;

– Compostos bioativos como Luteína e Zeaxantina – São carotenóides com importante potencial antioxidante e protetor, que beneficiam principalmente a saúde ocular. Esses compostos protegem contra a redução da acuidade visual, degeneração macular e catarata;

– Colina – Essa vitamina, presente de forma bem interessante na gema dos ovos, tem importante papel para memória e capacidade de detoxificação do organismo;

– Lipídeos – Além de ser uma fonte rica em colesterol, o que já trouxe muita preocupação em tempos remotos, atualmente sabe-se que a gema do ovo é também fonte de ácidos graxos mono e poli-insaturados, que conferem fator protetor à saúde cardiovascular e cerebral.

 

 

Vale a pena lembrar que parte dos nutrientes encontrados nos ovos são lipossolúveis, portanto encontram-se na gema, que é a parte do ovo que concentra também a gordura desse alimento, por isso formas de preparo aproveitando tanto clara quanto as gemas são bem vindas para o total aproveitamento.

 

Como o método de Agricultura Natural pode potencializar ainda mais os benefícios nutricionais do ovo?

O que determina a presença dos nutrientes inerentes aos ovos em concentração adequada e biodisponível é a alimentação e método de criação das galinhas. Pois os nutrientes, existentes na alimentação do animal, serão utilizados para compor o teor nutricional dos ovos.

Portanto, galinhas alimentadas com ração enriquecida de nutrientes como vitamina E e Carotenóides, botarão ovos com teor mais concentrados desses nutrientes. Assim como métodos de criação livres, que proporcionam exposição solar, propiciam maior teor de vitamina D, consequente à biossíntese que necessita dessa exposição.

 

Ovos livres de contaminantes e xenobióticos são mais saudáveis

Assim como os nutrientes absorvidos em alimentação, também possíveis contaminantes provindos de medicações como antibióticos e anti-coccidianos, deixam resíduos no ovos, uma vez que esses resíduos químicos são lipossolúveis e terão afinidade com a gema, rica em lipídeos.

Portanto, o método de criação que prioriza o não uso de antibióticos e anti-coccidianos, protege esse alimento de não ter esse resíduo contaminante, considerado para o organismo humano um xenobiótico, que trará sobrecarga hepática em sua metabolização.

 

Experimente também: